Translate

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Comemoração do Dia Mundial do Yoga




















Celebrou-se ontem no Estádio José Martins Vieira, no Parque da Paz em Almada, o Dia Mundial do Yoga, estive lá, e como sempre tive imenso prazer de participar no evento. As entidades oficiais presentes, políticas e religiosas, dignificaram sobremaneira o acontecimento, embora todos os que ali ocorreram, sejam meros espectadores, sejam praticantes mereçam o mesmo apreço. As mensagens que ali foram expressas faziam apelo à Fraternidade Mundial, que será possível se todos contribuirmos para o maior alicerce, a Paz, não tendo a pretensão de a implantar no planeta, é demasiada pretensão, vamos é esforçar-nos para a implantar no nosso mundo, na nossa "vidinha", no nosso quotidiano, começando por fazer as pazes com o nosso próximo, e olhem que não é fácil "dar a outra face", exige uma "força interior" absolutamente superior. Eu ando a tentar, ainda não tenho "força" suficiente. É de uma grande exigência, mas é por ela que nos dignificamos, e por ela alcançaremos a Paz e a Fraternidade tão ambicionadas.

Adiante, as demonstrações do yoga avançado, algumas práticas, quase todas, dificilmente ou nunca as conseguirei fazer, são de grande destreza física, oferecem momentos de grande beleza plástica e estética, como igualmente a dança tradicional indiana (Kathak), pela Comunidade Hindu de Portugal, a actuação pelo Movimento Hare Krshna, o concerto dos Kirtana pelo OMKÁRA. Outra actuações promoveram momentos belos, pela prática, e principalmente por serem proporcionadas pelas crianças, pelas gestantes, e pelos invisuais da ACAPO.
Que este dia seja, a nível mundial, elevado a feriado, que seja mais um dia para despertar consciências e alertar para valores pelos quais toda a humanidade se deveria reger.














































































Sem comentários:

Enviar um comentário