Translate

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Crónica da viagem VI

E navegando, chegamos a Sète, comuna francesa, situada na região da Occitânia. Graças a Luís XIV, o Rei Sol que escolheu o cabo Sète para ligar o Canal do Midi ao mar, inaugurado em 29 de junho de 1666, afirmou a sua orientação marítima. È uma cidade linda, com canais onde se disfruta belos passeios pelas avenidas que lhes servem de margens. Vi muito pouco, não passei da marginal.

O barco de cruzeiro fica atracado num terminal e uma rede de autocarros levam-nos e trazem-nos do porto para a cidade e vice-versa. os meus acompanhantes não quiseram sair da zona comercial, para eles andar é um grande frete, eu sou o oposto, a que queria comprar prendas para a neta continuava a insistir nisso. ainda os desafiei a caminharmos ao longo de alguns canais mas ninguém quis, lá se instalou outra frustração, e mais agravada devido ao companheiro não mostrar o mínimo interesse, só pensava em almoçar. Depois do almoço convidei -os a voltar à cidade, se não fossem ia eu, mas a chuva decidiu dar ares da sua graça, não eram salpicos era mesmo chuva intensa, portanto o melhor era ficar a bordo a beber caipirinhas, gins tónicos, cervejas e outra especialidades, era o que mais gostavam. dois deles regressaram com o fígado em "vinha d'alhos".

Cada um escolhe o que lhe dá mais prazer, eu é que fico sempre "a ver navios", estava em minoria. Se voltar a fazer outra viagem destas faço um ultimato ao companheiro: Os dois, sempre ouvi dizer que um é pouco, dois são bons e três são de mais, ora eramos seis, não resulta, ou não vou ou vai ele com as suas amizades. No único canal que vimos só lhes interessava ver os barco de pescas, "pexitos limitados" e maldizentes.










Sem comentários:

Enviar um comentário