Translate

sábado, 29 de agosto de 2015

Momento relaxante


Ontem deu-me para ir colher estes frutos maravilhosos, e não são propriamente fáceis de colher, talvez o momento não fosse tão relaxante assim, é necessário cuidado, pois os picos das silvas arranham-nos as mãos e os picos dos figos da índia espetam-se nelas. Mas valem o sacrifício, são deliciosos. Estas delícias são colhidas todos os verões nuns locais que pouca gente lhe tem acesso, são praticamente a minha horta privada, tive o cuidado prévio de saber que não são propriedades privadas, tendo portanto toda a liberdade de deslocar-me por lá.
Estes frutos estão sobejamente ligados às memórias da minha infância, quase posso dizer que comi toneladas deles, foram horas passadas a calcorrear matos com silvados e campos com cactos, que serviam para os delimitar. Vou divulgar um segredo, os figos da índia da foto foram colhidos junto da minha casa, estão mesmo ao lado do gradeamento do terraço, e aprendi com um simpático vizinho a retirar-lhes os picos, basta coloca-los no chão, de preferência num espaço cimentado ou empedrado, depois com uma vassoura de cerdas rijas basta varre-lo para os picos se soltarem, e depois  com uma pinça de cozinha apanhar, lavar e descascar, com algum cuidado porque podem ficar alguns picos, são praticamente transparentes e doem imenso nas mãos, e se acontecer é fácil de os remover, basta passar azeite nas mãos e com papel eles saem. Mas já sou uma expert.

Sem comentários:

Enviar um comentário