Translate

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Que falta de princípios

Ultimamente ouvimos falar muito da Maçonaria, que este, o outro e aqueloutro são maçons.
Na política nacional, entre denúncias, assumos e piadas, o tema está na ordem do dia, uns são maçons outros foram educados nos Jesuítas. Depois de ver e ouvir estes debates e discussões chego à conclusão que é um tema muito controverso e nunca ultrapassado.
Na obra de Umberto Eco (filósofo, medievalista, semiólogo), "O Cemitério de Praga", cujo enredo decorre durante o séc.XIX, os jesuítas tramam contra os maçons, e os maçons estrangulam padres e políticos religiosos,(de preferência católicos): "As perseguições aconteceram de facto por ordem de muitos governos e da Igreja Católica".
As descrições da Maçonaria, das suas ordens e rituais são deveras complexas e até assustadoras, caso sejam verdadeiras, e segundo os que a ela renegaram, descritos na obra, são verdadeiras. "Todas as personagens do romance existiram e fizeram aquilo que fizeram, exceto o protagonista que fez coisas que foram verdadeiramente feitas." "in "O Cemitério de Praga.

Nota-A origem da Maçonaria perde-se no tempo, segundo alguns historiadores poderá remontar ao Antigo Egipto; ao Templo de Salomão; ao Culto de Mitra; à Ordem dos Templários ou dos Rosa-Cruzes. Talvez oriunda de Inglaterra durante a Idade Média, nas corporações de pedreiros-livres (maçons) inicialmente de caráter católico. No séc.XVIII surge com caráter ideológico influenciada pelas ideias protestantes: Já não interessa construir grandes catedrais, mas edificar a grande catedral humana em honra do Supremo Arquiteto Universal. Extraído da Enciclopédia Portuguesa.



É vergonhosa e escandalosa a conduta dos nossos políticos, mas lamentavelmente não são originais, nem para isso têm mérito.

Sem comentários:

Enviar um comentário