Translate

sábado, 31 de julho de 2010

Lição de vida nº.2

Respeito (por mim)

A vida está continuamente a dar-nos lições, é um lugar-comum, mas é verdade, temos constantes provas se formos conscientes.

Tive sempre ao longo da minha vida tendência para socorrer os outros, daí o voluntariado, não é nenhuma afirmação de altruísmo, socorre-los no sentido de servir. Ora aqui está o cerne da questão, ou eu não sei ou são os outros que não sabem o significado. Entendo servir os outros prestando-lhes auxilio, implicando este, cuidar física, psicológica, moral e espiritualmente, sem pretensões de me engrandecer, sempre senti esse apelo, mas uma característica da minha personalidade foi, já não é, a ingenuidade, levando os outros a usarem-me, a manipularem-me.

Não sabia dizer não a qualquer pedido, pois se o fizesse era assaltada por sentimentos de culpa, que aliados ao sentimento de revolta contribuíam para minar a minha auto-estima.

Durante anos tive duras lições ( licenciatura, mestrado e doutoramento), só agora é que aprendi, e óptimos mestres que me ensinaram a dizer não com todas as letras. Aprendi que servir os outros não é servilismo, curvar-nos aos seus desejos e caprichos, aprendi a discernir os que precisam de auxilio dos que querem ser servidos, que nos querem usar, sugar-nos as energias, pois disso depende a sua sobrevivência, estes sim, são os verdadeiros vampiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário