Translate

domingo, 19 de abril de 2015

Belezas da Arrábida

















Numa caminhada com a SAL pela serra da Arrábida, fomos ver estas belezas, as três primeiras remontam quase há dois mil anos.
















Estas três são da Lapa de Stª Margarida, a entrada, a capela no interior, e um dos nome gravados na rocha, entra muitos. Durante anos esta Lapa (gruta) esteve ao abandono actualmente no altar presta-se devoção a uma série de imagens, além das que fazem parte da religião católica há também imagens de Yemanjá e de Krishna. Bendita tolerância.





Estas duas são do convento de Nª. Senhora da Arrábida mais conhecido pelo convento da Arrábida, fundado por Frei Martinho de Santa Maria, religioso da Ordem de S. Francisco a quem D. João de Lencastre (1501-1571), primeiro duque de Aveiro, ofereceu a serra da Arrábida para continuação da sua vida de eremita. Já existia uma ermida anterior ao convento (Ermida da Memória) associada a uma lenda, onde se venerava a imagem da Senhora da Arrábida e junto da qual, em celas escavadas na rocha, viveram os primeiros religiosos: Frei Martinho de Santa Maria, Frei Martinho Navarro, Frei Diogo dos Anjos, Frei Francisco Pedraita e São Pedro de Alcântara.
Na primeira foto , na entrada do convento há uma imagem que representa S. Pedro de Alcântara, mas essa imagem é enganadora, a cabeça da imagem é de facto a de S. Pedro de Alcântara mas foi colocada no corpo de S. Francisco de Assis. A segunda foto é um azulejo do corredor que leva ao refeitório e à cozinha.









Sem comentários:

Enviar um comentário