Translate

sábado, 1 de março de 2014

Doce Veneno

"Uma criança com um cigarro na mão: escândalo! Um rapaz de 12 anos a beber álcool: proibido! Uma adolescente a injetar heroína na veia: chocante!
Um miúdo com o rosto sujo de açúcar: ele é tão guloso!"

Começa assim o texto inserido na REVISTA, suplemento do jornal EXPRESSO sobre os malefícios do açúcar.
Sabia que o açúcar não é propriamente um alimento saudável mas que era puro veneno desconhecia.
Bem! para os diabéticos é mesmo veneno.
"Os estudos realizados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Estados Unidos comprovaram que o consumo excessivo de açúcares, sejam eles quais forem, fazem aumentar para o dobro a morte prematura por doenças cardíacas". Isto é ironia, uma mulher come doces para se recompensar das "mágoas" da "dor" no coração provocadas pelas frustrações e enganos das relações amorosas, e vai daí o coração atraiçoa-a.
Também na opinião de vários especialistas: endocrinologistas, psiquiatras, e coordenadores do Serviço de Diética e Nutrição, todos são unânimes,  o açúcar mata.  O açúcar atua como uma droga, "é consensual  que o consumo de sacarose gera prazer e liberta substâncias opioides e dopamina". "As áreas celebrais estimuladas devido ao consumo excessivo de açúcar são as mesmas que são ativadas durante o consumo de heroína".
Perante isto fico "entre a espada e a parede", ou seja como doces ou não como. Pois vou continuar a comer, moderadamente é verdade, tenho autocontrole suficiente para parar. E também não acredito que muita gente desdenhe de algo doce, até há casos desesperados que leva a pedir ao motorista: - "Ambrósio apetece-me algo!".
Outra opinião, de Robert Lustg, professor de Endocrinologia Pediátrica na universidade da Califórnia,:  " O açúcar não dá felicidade, dá prazer, criando dependência " para ele o açúcar deveria ser tratado como alimento tóxico. Outra opinião, da endocrinologista Isabel do Carmo: " quando os paciente dizem o meu corpo pede" " A sensação é a mesma que uma ressaca".
Agora, perante os resultados destes estudos, para além das "guerras" declaradas às drogas, ao álcool ao tabaco começa outra, ao açúcar. E quem sai a ganhar são os substitutos do açúcar que fornecem poucas ou nenhumas calorias, isso até se fazer uns estudos e se concluir que também são tóxicos, nocivos e mortais. o melhor é ter mesmo bom senso.





















Sem comentários:

Enviar um comentário