Translate

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Análise comparativa

Portugal durante a Ditadura Salazarista tinha três grandes motivos para que os portugueses fossem felizes, tinha os três Fs. Explico: Fátima, Fado e Futebol. O povo tinha de ter fé por isso recorria a Fátima, pois a fé é que nos salva, tinha desporto, o Futebol engrandecia-nos com a atuação dos nossos famosos clubes, e num deles o famoso Eusébio, tínhamos no Fado a nossa projeção internacional a nível cultural, com a nossa brilhante Amália.
Hoje, passados trinta e nove anos depois da queda da Ditadura, a Fé continua a salvar-nos, as peregrinações nos caminhos de Fátima são cada vez mais, o povo ainda acredita em milagres, e atualmente bem precisamos deles. O Fado continua a ser o nossos embaixador internacional, é de lamentar que outras vertentes musicais não tenham essa projeção.
Quanto ao Futebol, perante esta crise económica que afecta este país, é caso para dizer que a crise é relativa, afecta uns mas outros não. Hoje o Benfica joga em Amesterdão, com o Chelsea, e os portugueses é um ver se te avias, a "voarem" para Amesterdão, os voos são contínuos, e muitos dos adeptos vão sem bilhetes, e sem garantias de os obter, ainda assim vão, ora a crise a estes não lhes toca à porta.
Ontem, num telejornal, dois portugueses, chegados a Amesterdão, muito felizes, diziam, a vida corre-lhe muito bem com certeza, que não tinham bilhetes e que iam tentar comprá-los mesmo que tivessem de pagar por eles centenas de euros. 
Isto faz-me pensar que afinal o comportamento atual não é muito diferente de há trinta e nove anos atrás, nessa época também havia muitos adeptos que não deixavam de ir ao Futebol, para o bilhete havia sempre "escudos", mesmo que em casa não houvesse comida para colocar na mesa. Estes dois poderão ser dos tais, dos a quem pode faltar comida mas para o Futebol há sempre dinheiro. 
Pensava eu que a crise era geral, que ingénua, não é nada, a crise é para alguns! O pior é que as decisões tomadas pelo governo para combater a crise também são relativas, afectam uns outros não. Para nos entretermos, para irmos esquecendo, vamos tendo Fátima, Fado e Futebol, mas, ironia, para os três Fs são necessários euros, e eles não esticam não! 
    

Sem comentários:

Enviar um comentário