Translate

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Falar de ternura



Ternura?
Procuro e encontro o significado: qualidade de ser terno; disposição para os sentimentos suaves; afecto brando e carinhoso; meiguice. Sinónimos não faltam para descrever a ternura.
São aqueles gestos e palavras que muita gente têm receio de exteriorizar, associam-nos de imediato ao sentimentalismo, à pieguice, sentem-se uns "fracos" se demonstrarem ou receberem algumas dessas manifestações.
Vamos perdendo a capacidade de acarinhar, de nos dar aos outros, em manifestar qualquer carícia física ou verbal. Ternura é mesmo isso, é o acarinhar gratuito do corpo e da alma, que resultam de impulsos vindos do coração.
Quantos de nós não ansiamos já por um abraço, um toque de carinho? Quantos de nós já o deixamos de fazer aos outros?
Avançamos na vida com um "deficit" de ternura surpreendente, cheios de vazios interiores, um gesto poderia, aliás pode, erradicar "sombras", que conduzem ao desespero, à depressão, e permite que se volte a sentir a esperança, pois "também de esperança vive o Homem".
Os profissionais de saúde, nomeadamente os enfermeiros, utilizam um toque, conhecido por "toque terapêutico". Independentemente de toda a medicação e dos avanços médico/científicos, um gesto de ternura, o tocar alguém, massajando-a, ou aplicando-lhe Reiki, faz muitas vezes "milagres" no estado de espírito do doente que se repercute no físico.
Vi fazer e fiz esses gestos, e palavra de honra vi muitos doentes "iluminarem-se". Vamos ser ternos às "mãos largas", estão de acordo?

Sem comentários:

Enviar um comentário