Translate

quinta-feira, 13 de março de 2025

Mais dois



 Acabei de ler estes dois, e ambos são verdadeiras homenagens a grandes mulheres, cada uma no seu tempo foram mulheres de coragem e valentia, que nos transmitem o valor da esperança e do altruísmo.

Luísa de Gusmão casa com D. João, duque de Bragança, nasce espanhola, e o casamento foi a forma de Filipe III de Espanha manter o reino de Portugal subjugado a Madrid, e assim garantir a lealdade do duque. D. João por direito dinástico seria rei de Portugal, é nele que recai a esperança de um reino independente. Ao encorajar o marido a opor-se ao domínio filipino e a assumir o trono, com uma personalidade forte e determinante acaba por se tornar uma das grandes figuras da restauração da independência de Portugal.

Varsóvia em 1944 com a criação de um “gueto”  pelos nazis, para onde os judeus são enviados antes da derradeira descida aos infernos, Irena Sendler uma assistente social polaca, de 29 anos ajuda uma menina judia a esconder-se, sob um nome falso, junto de uma família ariana. O que começou por um gesto isolado de bondade e coragem transforma-se rapidamente numa operação de salvamento em grande escala, salva milhares de crianças do “gueto” dando-lhes um nome falso, além de lhes entregar roupa, comida  e medicamentos, e encontrar famílias não judia, conventos e orfanatos para as acolher e esconder.

Proposta para o Prémio Nobel da Paz, Irena Sendler salvou a vida a mais de 2.500 crianças do “gueto” de Varsóvia.

Sem comentários:

Enviar um comentário