Translate

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Na cidade dos Templários - Tomar

 







No passado Domingo, 12 de Julho, fui até Tomar, aquela cidade para mim muito especial. Conhecida também por cidade dos Templários realiza-se nela de quatro em quatro anos a Festa dos Tabuleiros, ontem realizou-se o momento alto das festividades, o Cortejo dos Tabuleiros.






Considerado um dos maiores Festivais do Mundo, é também um dos mais antigo do país. Conhecido pela Festa do Espírito Santo, festividade instituída pelo rei D. Dinis e pela rainha Santa Isabel no culto do Espírito Santo, remonta ao culto de Ceres, às colheitas e à fertilidade da terra. No cortejo dos tabuleiros os mais tradicionais são compostos por pães, flores de papel (papoilas) e espigas mas há tabuleiros compostos por muitas espécies de flores e alguns com frutos. No encerramento do cortejo surgem juntas de bois, têm apenas uma função simbólica, até 1895 os animais eram sacrificados e a sua carne era distribuída, assim como o pão, pela população.
Também fazem parte da celebrações as ruas enfeitadas, as janelas, varandas e colunas com flores de papel e colchas de cor vermelha na maioria.

Sem comentários:

Enviar um comentário