Translate

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

"Os sete pilares da sabedoria"

A partir de um texto de Laurinda Alves, jornalista e escritora, que se inspirou num artigo publicado pela revista francesa "Psychologies" deixo aqui as sete chaves para ensaiar a sabedoria própria e conquistar mais sabedoria interior.

Com o título: "Os sete Pilares da Sabedoria" este texto pretende, resumidamente, transmitir valores para diariamente meditarmos, e que um dia possam alguns ser, senão todos, assimilados para nos descobrirmos, conhecermo-nos e aprender que grande parte da capacidade de estar bem com a vida reside em nós.
 
1. Pilar-Respeitar o corpo, não o maltratar. Cuidar do corpo é cuidar da Alma, o corpo é o templo dela. Recusarmos o que nos adoece e retardar tudo o que nos possa envelhecer prematuramente.

2. Pilar-Saber interiorizar. Estarmos disponíveis para nós e para os outros só é possível se nos protegermos dos excessos do mundo actual.
Saber "fechar os olhos" para ver tudo o que temos em nós, é fundamental para uma consciência mais desperta. Saber valorizar o silêncio, a meditação, que são excelentes meios para nos escutarmos, saber ouvir-nos.

3. Pilar- Aceitar a realidade. Admitir a realidade e funcionar de forma realista é um principio da sabedoria.
Aceitar e reconhecer o que está disponível para nós. Uma atitude de abertura ao real evita bloqueios psicológicos e emocionais que nos impedem de ter essa percepção essencial.
Só quem não se ilude é que não sofre desilusões.

4. Pilar- Criar distância. Criando distância para não nos deixarmos escravizar pelas emoções e reacções do momento.
Ganhar tempo para reflectir e nos fortalecer, evitando a dependência dessa turbulência interior que nos leva a agir em conformidade.

5. Pilar- Não julgar. As ideias pré-concebidas, o julgamento fácil, os preconceitos são inimigos a abater, e se os fomentamos em nós tornam-se armas terríveis, impedindo de nos compreender e aceitar, de ver as coisas com clareza, lucidez e discernimento.

6. Pilar- Viver o presente. Não nos iludir leva mais facilmente a reconhecer que o passado não dá futuro. O passado não volta e o futuro é impossível de prever ou antecipar. Ancoramos no aqui e agora.
Por em prática hoje o que sonhamos para amanhã, traduzir os sonhos em acções, mesmo que as consequências sejam futuras.

7. Pilar- Aceitar a morte. É a realidade última que toca a todos, aqui a ilusão não tem mesmo lugar. Querer esquecer, ter medo, ignorar é impossível, é um dado adquirido.
Independentemente de qualquer crença temos de aceitar a nossa mortalidade. Só aceitando a morte é possível valorizar a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário