Quem está sepultado em Compostela? Prisciliano, o líder carismático do século IV, pioneiro defensor da igualdade das mulheres e dos valores do Cristianismo primitivo, e que foi considerado herege pela igreja ou será o apóstolo Tiago o Maior, que foi martirizado por Herodes Agripa nos primeiros meses do ano 44 em Jerusalém, onde está sepultado, e cuja morte vem documentada na Bíblia.
É pouco provável que Tiago o Maior tenha vindo para a Galécia, corresponde à actual Galiza, evangelizar, levar a Palavra, aos povos pagãos, povos romanizados. Prisciliano era da Galécia, viveu em Aseconia, actual Santiago de Compostela, embora decapitado em Augusta Treverorum, actual Tréveris na Alemanha, o seu corpo foi transladado, assim como os corpos dos seus dois companheiros, mártires como ele, para Aseconia, Santiago de Compostela, por ordem da mulher que tinha por companheira, Egéria, a intrépida peregrina dos finais do século IV, que viajou desde a ponta oeste da península ibérica até à Terra Santa, e a outros longínquos lugares, escreveu àqueles que deixou na sua Galécia. As recentes descobertas dos seus escritos em Wurzburg na Alemanha vieram por em causa a justiça da perseguição e esquecimento a que foi votado durante cerca de mil e seiscentos anos.
A força do movimento perdurou na Galécia até à chegada dos muçulmanos.
E se o culto que actualmente se presta em Santiago de Compostela for o maior paradoxo da história do ocidente.
"Sou um ignorante, no campo da ciência e no campo teológico, um herético. Prefiro Platão a Aristóteles e Orígenes a Santo Agostinho e o galego Prisciliano a São Tiago de Compostela"
Teixeira de Pascoais
Que energia haverá em Santiago de Compostela que leva os peregrinos até si? muitos deles, sendo eu uma, a serem atraídos não pela crença em São Tiago mas sim pela poderosa energia que emana nesse local, e que é sentida tanto pelos que vão pela fé como os que vão em busca do "Caminho".
Sem comentários:
Enviar um comentário