Translate
domingo, 19 de junho de 2022
Retiro
Ontem, dia 18 de junho, fiz um retiro de yoga. Estava a precisar bastante de momentos assim, onde pudesse descontrair e usufruir de diversas actividades que nos foram proporcionadas. Iniciamos com uma saudação ao sol e fizemos uma caminhada em silêncio de modo que, quando chegamos a um local lindíssimo, já íamos de certo modo em estado de meditação, no local fez-se uma paragem para meditarmos ou continuar o estado de meditação já iniciado, com o som da água de um riacho e de uma cascata em fundo, nesta altura do ano a água é muito pouca sendo o som muito suave. Depois de um excelente pequeno almoço, muito apelativo e saboroso passamos à prática da limpeza nasal utilizando uma lota, foi um momento útil e divertido. passamos depois às técnicas respiratórias, Pránáyáma, dentro da piscina. Seguiu-se o almoço delicioso, indiano vegetariano, podemos usufruir de um excelente momento de convívio e de riso, o nosso professor de yoga tem sentido de humor. As práticas de yoga, Ásana acabaram por não se fazer, estava calor e ficamos descontraidamente junto da piscina a conversar e a apanhar sol, que sem dúvida nos aproximou, permitindo dar-nos a conhecer uns aos outros. As mulheres estavam em maioria, talvez catorze ou quinze mulheres para três homens, e um deles apareceu já depois do pequeno almoço, ficando para o almoço e partindo após este, As mulheres continuam a dar cartas nestas actividades. Depois de um saboroso lanche participamos da magia dos mantras, eu que não sei cantar até me esqueci e cantei motivada pelas vozes lindas ao meu redor, a companheira do professor tem uma voz divina, e ao som dos tradicionais instrumentos musicais indianos. Terminamos com um relaxamento profundo ao som de taças tibetanas pelas mão de uma terapeuta nessa área. Não tenho fotos de momento, estou a aguardar que uma das participantes possa enviar-me algumas, por esquecimento não carreguei o telemóvel mas assim também não fui incomodada por telefonemas. assim que as tiver publico-as para verem o magnífico local onde decorreu o retiro.
domingo, 12 de junho de 2022
Sábado com direito a escapadinha
Fontanário de Castelo Novo nos paços do Concelho |
Paços do Concelho |
Casa medieval |
Pelourinho |
Montes Hermínios - Serra da Estrela |
Casas medievais de Castelo Novo |
Castelo da Vila de Castelo Novo |
Casa da Aldeia de Alcongosta |
Fontanário da aldeia de Alcongosta |
Plantação de cerejeiras |
Igreja matriz de Alcongosta |
Ontem fizemos uma "escapadinha", fomos à capital da cereja: Alcongosta no concelho do Fundão, uma aldeia medieval que se tornou famosa devido ao facto de toda a área agrícola se ter tornado em enormes plantações de cerejeiras, e a aldeia passar a ostentar o título de "capital da cereja", e aí se realizar uma festividade que divulga a cereja e todos os produtos que são obtidos com a sua utilização: licores, compotas e outros produtos da região, estes produtos são expostos de modo a criam a ilusão de estarmos num mercado medieval. Depois do almoço seguimos para uma plantação para apanhar cerejas, foi -nos dado uma caixa que poderíamos encher gratuitamente, poderíamos também comprar caixas de cerejas por preços razoáveis. Para terminar fizemos a visita à vila de Castelo Novo uma das vilas históricas de Portugal, como se vê na foto o castelo é praticamente uma ruina mas a vila nos seus tempos áureos foi sede de concelho.
Gosto muito de viajar pelo meu país, gosto de conhecer os seus locais histórico, ou não fosse eu viciada em História, e paisagísticos, o único inconveniente. completamente desnecessário foi o calor excessivo que se fazia sentir, que pessoalmente me afecta imenso, não permitindo apreciar tudo mais ao pormenor e até ir mais longe e arriscar e alguns locais de mais exigência física, estavam 37ºC a sombra, para mim é insuportável, praticamente derreto-me. São viagens para se fazer com temperatura mais amenas, que permitem calmamente apreciar todas essas belezas que este país tem guardadas em si.
Distâncias para outras aldeias históricas partindo de Castelo Novo |
outro fontanário da Vila |
quarta-feira, 8 de junho de 2022
Subscrever:
Mensagens (Atom)