Translate

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Fim da viagem

San Vicente de la Barquera




Capela do Panteão do palácio Sobrellano - Comillas

Universidade Pontifícia - Comillas
Obra de Gaúdi- El Capricho em Comillas


              
Palácio Sobrellano



Depois da visita a Gijón, na manhã do terceiro dia, fez-se a viagem até ao hotel, na área industrial de Llanes, vila que não visitamos, para almoçar, pessoalmente dispensei, completamente intragável. Durante a viagem ainda se fez uma curta paragem, em Comillas, para ver o palácio Sobrellano e a capela que contém o Panteão da família, situam-se ambos num lindíssimo parque conhecido por Finca de Sobrellano. Tudo apenas visto exteriormente, também se conseguiu ver a obra de Gaúdi , El Capricho. A Universidade Pontifícia foi vista à distância, situa-se na colina de La Cardosa, em frente ao palácio. Seguimos para o hotel e ao longo do percurso foi-nos proporcionado ver lindíssimas paisagens de San Vicente de La Barquera. Depois do almoço iniciou-se a viagem de regresso a Portugal, treze horas, com as devidas paragens obrigatórias. Apesar de tantos contratempos e entraves adorei, tenho de lá voltar.

domingo, 15 de maio de 2022

Cidade de Gijon

Igreja de S. Pedro

Universidade Laboral

Interior da igreja de S.Pedro

Passeio marginal

R

 
Universidade Laboral

Igreja de S. Pedro


 

Uma visita rápida a Gijón, demoramos mais tempo na visita à magnifica universidade laboral. Ficamos a saber qual o motivo da sua construção: A região onde esta se situa é sulcada de pedreiras (minas) em séculos anteriores morria muita gente durante a sua exploração, o que levava a muitas crianças ficarem órfãs, ora o estado mandou construir um orfanato para acolher essas crianças e aí terem direito à escolaridade. Mais tarde esse espaço foi transformado numa universidade para jovens carenciados, mas que ficam vinculados a uma regra: não podem chumbar de ano, caso isso aconteça têm de deixar a universidade, além disso não há ano académico nem praxes. E para estudar mesmo.
Pelayo

Na cidade de Oviedo

Mafalda de Quino no parque

Coreto no parque de San Francisco


La Maternidad
Catedral de Santa Salvador e regente de Clarin

El viajero




Portal do antigo convento de San Francisco



Rua típica 


Escultura na entrada do parque 

Wood Allen


A revolução dos cravos em Portugal (25 de Abril) lembrada em Oviedo nesse dia 25 de Abril

 Apenas hoje foi possível dar continuidade à descrição da viagem, falta de tempo mesmo. Chegamos à bonita cidade de Oviedo, capital do principado das Astúrias, e se o tempo para a visitar foi limitadíssimo ainda assim o pouco que vi valeu a pena. É daquelas cidades que merecem que se fique por lá durante algum tempo. Em quase todas as ruas há belas esculturas e as ruas mais típicas são lindíssimas. Aqui ficam algumas das fotos.

terça-feira, 10 de maio de 2022

E chegamos a Santillana del Mar





Caminho de Santiago - O original

O grupo de excursionistas


No segundo dia, depois de Santander, chegamos a Santillana del Mar, a cidade das três mentiras: a primeira; não é santa; a segunda; não é plana; e a terceira; não é junto do mar, fica a 10 Km da costa. É uma das cidades medievais mais bonita de Espanha. Por acaso ou não, visto ser uma cidade com grande fluxo de turismo, e ter imensos espaços comerciais, ficamos por lá algumas horas, o que equivale a dizer que a visita seguinte foi contra relógio. Seguimos para Oviedo, e, foi "pernas para que te quero". A visita à zona histórica foi rapidíssima. A seguir no próximo episódio.

domingo, 8 de maio de 2022

Pela estrada fora



Claustro da Catedral de Santander


Igreja da Anunciação



Catedral de Santander

Na parede do mercado de La Esperanza

Mural

Um altar da Catedral


Praia de Santander


Centro Botin - Centro Cultural e de Artes
Catedral





Igreja da Anunciação


Estátua de Pedro de Velarde

Marcelino Menéndez Pelayo. Catedral
"Que lástima ter de morrer quando ainda me faltava tanto para ler"

 Fizemos uma paragem em Santander, para uma visita rapidíssima, daquelas que nos deixam sempre insatisfeitos, porque vê-se mas não  demoramos o olhar, pessoalmente gosto de ver ao pormenor, sair com a sensação da lição aprendida, neste caso isso não acontece, com a agravante de a guia ser praticamente inexperiente, os conhecimentos eram muito reduzidos, o que não contribua para melhor a situação. Tive de recorrer a outros meios para obter informações do que visitei. Deixo as fotos do que foi possível ver. Tem continuação, se quiserem continuar a acompanhar a viagem.